7 Pontos Turísticos da Praia Grande que você precisa conhecer

Para a maioria de nós, visitar outra cidade é sinônimo de entretenimento, de descanso, de conhecer novos lugares e curtir tudo aquilo para que não temos tempo no dia-a-dia. Uma das melhores maneiras de realizar essas viagens é seguindo um roteiro, isto é, um guia que contemple todas as principais áreas de lazer da região. Pensando nisso, decidimos aproveitar o Dia Mundial do Turismo e te convidar a conhecer os principais pontos turísticos da Praia Grande, além de suas lindas praias!

Não esqueça, apenas, de se proteger e fazer o mesmo pelo próximo:

  • Respeite o horário de funcionamento de cada local citado abaixo;
  • Em locais onde não seja possível ficar a pelo menos 1 metro e meio das meias pessoas, use a máscara o tempo todo.

Pontos Turísticos da Praia Grande

1) Praça da Paz (Praça das Cabeças)

Foto: Marcello Toledo

A Praça da Paz está localizada no cruzamento entre as Avenidas Brasil e São Paulo. Inaugurada em 2006. A “Praça das Cabeças” é um dos pontos turísticos da Praia Grande mais conhecidos, pois conta com sete esculturas de aço carbono, cada uma com 10 metros de altura e pesando até 30 toneladas! As belíssimas peças representam personalidades históricas que, ao longo de suas vidas, defenderam a paz mundial. São elas: Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, Maria Mãe de Jesus, Sérgio Vieira de Mello, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela e Papa João Paulo II.

2) Fortaleza de Itaipu

Conhecido como Fortaleza de Itaipu, o Forte Duque de Caxias de Itaipu é atualmente um local de valor histórico inestimável, visitado por milhares de pessoas todos os anos. Em 1896, quando foi projetado, cumpria a função de controlar o movimento das embarcações na barra de São Vicente. Já durante a 2ª Grande Guerra, desempenhou um papel estratégico para o Brasil, visto que fornecia acesso direto ao importante Porto de Santos. Os três fortes que compõem a Fortaleza de Itaipu foram abertos à visitação na década de 1990, sob a jurisdição do Exército.

3) Palácio das Artes

Foto: Marcello Toledo

O Palácio das Artes é um imponente complexo cultural com 6 mil m², uma fachada neoclássica e pintura jateada. Construído em 2008, está localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600. No andar térreo, os visitantes encontram um Salão de Eventos com capacidade para 600 pessoas. Já no andar superior, é possível contemplar uma exposição permanente de esculturas autorais!

Dentre os muitos detalhes suntuosos da Arquitetura Neoclássica do Palácio, destaca-se o enorme lustre de cristais no Saguão Principal. A peça homenageia a célebre peça “O Fantasma da Ópera”, replicando seus 3,20 metros de altura, 2,60 metros de largura, 12 mil pedras preciosas e 120 lâmpadas. Este belo local é muito querido pelo público, sobretudo nas programações especiais de final de ano, quando o Coro de Natal se apresenta na sacada do prédio!

Tanto o Museu da Cidade quanto a Galeria de Artes Nilton Zanotti estão abertos para visitação de terça e sábado, das 14h às 18h. Os outros serviços estão disponíveis de segunda a sexta, das 9h às 17h. Lá você também encontra o Teatro Municipal Serafim Gonzalez, o foyer Graziela Diaz Sterque e a sede da Secretaria da Cultura de Praia Grande. 

4) Capela Nossa Senhora da Guia

Erguida em 1894, a Capela Nossa Senhora da Guia é uma relíquia do Boqueirão e um dos mais simbólicos pontos turísticos da Praia Grande. Inaugurado por um proprietário de terras português, o pequeno templo serviu como cumprimento de uma promessa pela recuperação de sua filha – que estava doente.

Trazida do território português de Trás-os-Montes, a imagem da santa foi furtada em 1960, sendo recuperada alguns anos depois em uma feira de antiguidades do Rio de Janeiro. O fato curioso contribuiu para a popularização do prédio, que se tornou ponto de referência para moradores e visitantes que desejam tirar fotos conceituais e românticas.

5) Portinho e Parque da Cidade

Foto: Marcello Toledo

Você sabia que muitos consideram o Portinho e o Parque da Cidade alguns dos principais pontos turísticos da Praia Grande? Não é à toa: o primeiro é uma área extensa à margem do Mar Pequeno, com píer para pesca, churrasqueiras, quiosques com mesas e bancos, campo de futebol, dentre outros itens exclusivos de lazer.

Já o Parque fica dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, contendo pista de atletismo que segue os padrões internacionais, kartódromo, orquidário, área para prática de slackline e outras atividades. O local fica aberto das 8h às 22h, na esquina da Avenida do Trabalhar com a Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo!

6) Estátuas de Yemanjá e Netuno

A estátua de Poseidon/Netuno, importante figura da mitologia greco-romana, está exposta ao público na orla da Cidade Ocian, região sul praia-grandense. Construído em 1956, o suntuoso busto de bronze foi projetado pela empresa OCIAN que, curiosamente, além de uma parada obrigatória para os turistas, também deu origem ao nome do bairro!

Já a imagem da Rainha do Mar, Iemanjá, com cerca de 10 metros de altura, foi construída na década de 1980. Todo ano, no mês de Dezembro, milhares de fiéis se reúnem na região de Nova Mirim para expressar sua gratidão em celebrações típicas do Candomblé e Umbanda.

7) Feiras de Artesanato

Foto: Marcello Toledo

Se você já veio para nossa amada cidade, com certeza já passou por essa parada obrigatória! A Feirinha de Artesanato da Guilhermina abriga mais de 300 profissionais que comercializam seus produtos em quatro espaços principais. Além dos mais variados artefatos, esses importantes pontos turísticos da Praia Grande também oferecem uma variada gama gastronômica para os visitantes. Você encontrará feirinhas nas praias: Guilhermina, Ocian, Caiçara e Solemar.

Resumindo

Conhecer os pontos turísticos da Praia Grande nos faz amar ainda mais por essa cidade que tem crescido e se desenvolvido ano após ano! Além de seus inúmeros espaços de lazer e de indicativos que comprovam ser uma das localizações litorâneas mais seguras do país, a PG também abriga imóveis de alto padrão em construção e lançamento que podem elevar a sua qualidade de vida. Que tal conhecer todos esses locais com a Construtora Nossolar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *