CURIOSIDADE #11 – A ANÁLISE DE DADOS E A CONSTRUÇÃO CIVIL

A análise de dados possibilita mais eficiência, precisão e um melhor desempenho no setor da construção civil, possibilitando menos erros e uma evolução considerável, de forma mais ágil.

A diversidade de informações concebidas pela análise de dados compreende projetos desde a sua concepção até o pós-vendas. Medidas, materiais, prazos e logísticas são algumas dessas questões que podemos observar com os recursos inteligentes desse universo.

Ademais, a otimização da produtividade e economia de recursos também são possibilitados pela análise de dados, especialmente Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence.

Big Data pode ser entendido como a análise de grandes quantidades de dados acumulados durante um determinado período. Esses dados são advindos do uso de algum serviço, programa, aplicativo ou sistema. Já o Machine Learning é a capacidade que as máquinas (computadores, eletroeletrônicos, dispositivos móveis) possuem em criar padrões e previsões a partir das informações que recebem.

O ramo da Ciência que simula a inteligência humana, a Inteligência Artificial (IA), é capaz de desenvolver mecanismos e comportamentos típicos dos seres humanos, transmitindo-os a robôs. Por último, o Business Intelligence dedica-se ao cruzamento e análise de dados a fim de encontrar soluções para os mais diversos tipos de problemas.

Todos esses termos técnicos são maneiras que possibilitam um relacionamento mais estreito com as pessoas, procurando identificar as falhas e as necessidades e, consequentemente, oferecendo um atendimento personalizado no cenário da construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *