CURIOSIDADE #18 – BIOARQUITETURA: A SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A bioarquitetura é um segmento da arquitetura que possibilita a integração entre funcionalidade e beleza às construções de forma mais sustentável, causando o mínimo de impacto ambiental. O foco é utilizar os recursos naturais presentes no meio ambiente e proporcionar melhor qualidade habitacional.

Inicialmente, as técnicas de bioarquitetura compreendem o espaço em que a obra será executada, a fim de estudar bem o local e analisar todas as possibilidades de construções sustentáveis que podem ser feitos na área. O solo, as árvores e demais elementos naturais que estejam por ali auxiliam nessa construção que busca acima de tudo a preservação dos materiais já existentes no terreno.

Telhados verdes e jardins verticais são muito usados nesses tipos de edificações. Em casos de árvores no espaço onde a obra será concretizada, é possível incorporar essa vegetação na construção, realçando uma aparência mais natural e com menos danos à natureza dessa região.

Atualmente, com a necessidade e preocupação das empresas com as questões ecológicas, as construtoras buscam novas alternativas e investem em materiais que causam menos prejuízo ao planeta. A expectativa é que essa tendência não fique apenas em obras alto padrão, mas ganhe espaço também em construções populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *