CURIOSIDADE #19 – O PAPEL DO ARQUITETO PARA O PLANEJAMENTO DA OBRA

A função do arquiteto envolve diversas atribuições. Mais do que simplesmente desenvolver o projeto arquitetônico, essa área exige muito conhecimento técnico. É por meio deste profissional que o processo da obra se torna viável, afinal, com um bom planejamento não há chances de descumprir prazos ou ultrapassar limites financeiros.

O arquiteto está apto a elaborar não só o projeto da arquitetura em si, mas também pode gerenciar a área elétrica, hidráulica, estrutural, gás, paisagismo etc. Mesmo assim, a atuação de um engenheiro civil não pode ser descartada, uma vez que ele auxilia em várias questões estruturais da obra.

Responsável por todo o planejamento prévio da construção, o arquiteto deve verificar a funcionalidade de todos os itens e também se preocupar com os impactos que isso irá gerar. Os conhecimentos desse profissional abrangem diversos segmentos, entre eles, a topografia, geometria e como o ambiente será organizado, preocupando-se com a ventilação e iluminação, por exemplo, já que ambos são indispensáveis durante a projeção e concretização da obra.

O papel desse profissional vai muito além de questões estéticas e design. Ele cuida de todo o processo organizacional até o descarte correto dos materiais utilizados, avalia consequências dos itens utilizados, estabelece fases e cronogramas da obra, atesta o bom acabamento etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *