CURIOSIDADE #2 – ENGENHARIA CIVIL

Compreendida como uma das profissões mais antigas do mundo, a engenharia civil abrange todo o processo de concepção, projeção e a própria construção de todos os tipos de infraestruturas necessárias para o bem-estar das pessoas e desenvolvimento da sociedade. É por meio dela que projetamos e construímos nossas cidades, impulsionando o crescimento e o avanço.

Atualmente, devido aos crescentes desafios envolvendo questões ambientais e a construção civil, tal profissional se faz cada vez mais necessário, buscando sempre soluções que visam também o cuidado com o planeta.

Os profissionais da área podem trabalhar em diferentes tipos de construção, como edifícios, pontes, rodovias, barragens e, até mesmo, montanhas-russas e paredões no mar.

Algumas pessoas ficam impressionadas com as maravilhas construídas e com a gama de complexidade dos empreendimentos, que costumam abordar aspectos sociais, econômicos e ambientais, além da questão técnica de engenharia.

Até meados do século XVIII, não havia diferença entre o engenheiro civil e o arquiteto. Em diversas vezes, as duas expressões foram utilizadas para se referir à uma mesma pessoa. Entretanto, no mesmo período, o termo “engenharia civil” passou a ser usado.

Além de diferenças quanto aos segmentos acadêmicos, já que a engenharia é voltada ao cálculo, essa profissão é mais ligada ao gerenciamento de obras complexas. Em contrapartida, o arquiteto lida com o dimensionamento de espaços residenciais ou comerciais, analisando também as condições que circulam esse ambiente, como iluminação e ventilação, por exemplo.

SAIBA MAIS

Existem alguns equívocos quanto à engenharia civil. Entre os mais comuns:

“Quanto mais grossa a parede, maior a sua resistência” = Tal afirmação é falsa. A espessura de uma parede não possui relação com a resistência. O que define isso são os materiais utilizados, a altura etc.

“Algumas paredes não podem ser derrubadas” = Verdadeiro. Isso ocorre por conta que, provavelmente, essas paredes são utilizadas para a sustentação de uma laje.

“Quem tem um bom mestre de obras não precisa de um engenheiro” = Falso. O engenheiro possui conhecimentos técnicos específicos e são importantes na execução de qualquer obra, inclusive, para evitar prejuízos futuros. A contratação prévia desse profissional não deve ser vista como um custo, mas como um investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *