CURIOSIDADE #21 – CONFORTO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Executar uma obra vai além da questão estrutural e da arquitetura em si, já que, atualmente, as pessoas prezam muito por funcionalidade e conforto no ambiente em que vivem. Nesse cenário, surge o termo “conforto ambiental”, designação que se refere às condições do espaço e necessidades dos indivíduos nesse meio.

O conforto ambiental abrange todas as condições de uma construção e visam melhorar a experiência do usuário nela inserido. Como exemplo, podemos citar: temperatura, luminosidade, acústicas, etc. Vale ressaltar que isso se adequa tanto para prédios residenciais, quanto para edificações comerciais.

Cada construção possui peculiaridades próprias e variam conforme a função final do local. Dessa forma, é preciso avaliar bem o espaço em que a construção será feita a fim de aplicar as soluções necessárias.

Existem três pilares principais dentro do conforto ambiental: conforto térmico, conforto acústico e conforto lumínico. A união de todos esses três devem estar em harmonia para propiciar condições ideais aos usuários.

TIPOS DE CONFORTO

O conforto térmico está ligado à eficiência energética do ambiente. Locais muito quentes ou frios não são bons nos contextos residenciais ou comerciais, por isso é preciso realizar estudos que antecedem a obra, como a geometria solar, do fluxo dos ventos e dos dados climáticos da região em que a construção está inserida.

Já o conforto acústico visa proporcionar uma experiência auditiva agradável, a partir de absorvedores, refletores ou outros materiais que impeçam a propagação sonora. As técnicas de isolamento acústico evitam que ruídos externos adentrem os ambientes habitacionais ou comerciais.

Por fim, o conforto lumínico é aquele responsável pela luminosidade do espaço. Em locais comerciais, é preciso investir em luz direta para haver uma melhor visualização dos objetos e equipamentos. Em uma residência isso muda e cada cômodo deve ser pensado separadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *