CURIOSIDADE #24 – CORONAVÍRUS: CUIDADOS E PREVENÇÃO

Denominado oficialmente como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019”, o coronavírus é pertencente à uma grande família viral, conhecidas desde a época de 1960, capaz de acarretar em problemas respiratórios graves, principalmente em idosos e doentes crônicos.

O vírus é transmitido pelo ar ou pelo contato pessoal com secreções contaminadas, como: espirros, tosses, gotículas de saliva, catarro, contato pessoal próximo à uma pessoa, objeto ou superfície contaminada. Entre os sintomas, estão: tosses, febre, coriza, falta de ar.

PREVENÇÃO
As principais orientações são:

  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão. O álcool em gel 70% pode auxiliar em uma limpeza ainda mais intensa após este ato;
  • Cobrir a boca e nariz com o cotovelo ao espirrar ou tossir;
  • Evitar o contato com as mucosas dos olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar itens de uso pessoal (talheres, toalhas, pratos, copos, etc);
  • Evitar aglomerações;
  • Manter o ambiente ventilado

Devido à facilidade da propagação do vírus, o Governo do Estado de São Paulo determinou quarentena, a princípio, por 15 dias na última sexta-feira (20). Apenas serviços essenciais irão operar normalmente. Novas medidas podem ser tomadas dependendo da situação da região nos próximos dias.

ATENÇÃO REDOBRADA
A recomendação é que o individuo procure uma Unidade Básica de Saúde somente se sentir falta de ar e febre alta, principalmente se estiver no grupo de risco (idosos e portadores de alguma doença crônica) para não congestionar os atendimentos.

Em toda a Baixada Santista os casos suspeitos estão sendo devidamente acompanhados e monitorados pelos órgãos competentes. Dados divulgados no fim de semana mostravam que existiam 86 casos suspeitos em Praia Grande, dentre eles, 83 em isolamento domiciliar e três internados em unidades hospitalares. (Esses dados podem ter sofrido alterações desde que essa matéria foi publicada).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *