CURIOSIDADE #26 – CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM UMA OBRA

Cada etapa da obra demanda um conhecimento específico e compreende diversos profissionais. Entretanto, é importante destacar que nem todos os ofícios que vamos citar aqui são requisitados em um projeto de construção civil. Existem casos em que é necessário mais ou menos pessoas participando, dependendo da complexidade e orçamentos envolvidos. De qualquer modo, vamos listar abaixo os principais responsáveis nesse processo.

Engenheiro: O engenheiro civil é quem gerencia, projeta e executa a obra, seja ela qual for. Esse profissional também administra os prazos e os custos, a fim de que tudo saia conforme o esperado.

Arquiteto: Mais do que criar o projeto da planta em si, o arquiteto é responsável por desenvolver toda a estética do local. Ele também coordena e organiza como serão os espaços internos e externos, o paisagismo etc. Ele ajusta o projeto levando em consideração os desejos do cliente juntamente com a verba disponível, examinando os gostos e preferências dos contratantes.

Mestre de obras: É quem fiscaliza e coordena os demais colaboradores no canteiro de obras, entre eles: serventes, pedreiros, carpinteiros etc. Além disso, ele controla a qualidade do serviço e distribui as funções com o propósito de cumprir as metas de produção no prazo estipulado.

Pedreiros: Podem exercer diferentes funções a depender das suas especialidades. Em algumas obras, pode-se fazer necessária a presença de pedreiros que atuem em setores de acabamento, alvenaria, chapisco, piscinas, etc. Ele é o profissional que prepara as massas, concretos e todos o resto dos elementos necessários.

Carpinteiro: Especialista com trabalhos em madeira, ele é responsável por desenvolver todas as tarefas que envolvem esse material, como: esquadrias, tapumes, cortes de peças, forros, andaimes, vigas, entre outros.

Armador: É quem realiza o corte e molde das peças de concreto, ferro e aço que vão ser utilizadas nas armações de pilares, vigas e lajes, por exemplo. Qualquer outro serviço que envolva o manuseio do ferro será feito por esses profissionais.

Bombeiro hidráulico/Encanador: Profissional responsável por toda a instalação hidráulica da obra. É quem garante o funcionamento das tubulações de água e esgoto.

Eletricista: É quem faz a manutenção, instalação e reparação da parte elétrica da obra. Cuida das fiações, tomadas, pontos de iluminação e todas as outras atividades que envolvem eletricidade.

Pintor: É quem realiza a pintura, o processo de lixamento e reparo da superfície interna e/ou externa, atribuindo tons e texturas.

Gesseiro: Trabalha com a aplicação de gesso nas paredes e/ou no teto. Em geral, realiza trabalhos também em drywall.

Servente: É o profissional que vai auxiliar o pedreiro no desenvolvimento da obra. Atua na preparação das massas e carregamento dos materiais, monta e desmonta armações, coleta os resíduos etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *