CURIOSIDADE #28 – CONCRETO RESFRIADO: A UTILIZAÇÃO DE GELO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O gelo é comumente usado por nós todos os dias para gelar bebidas, mas você sabia que esse item também é utilizado na edificação de obras? O concreto resfriado é o nome dado àquele que tem a temperatura reduzida através da adição do gelo à mistura, podendo substituir a água.

Entre os benefícios do concreto resfriado, podemos destacar a redução das tensões térmicas exercidas pelos blocos de concreto em uma obra. Essa pressão exacerbada pode causar uma dilatação excessiva do material e interferir diretamente na estabilidade da construção. Isso pode ser evitado com o uso do gelo.

Entretanto, é preciso deixar claro que o gelo utilizado na construção civil não é o mesmo que usamos em casa, encontrado em geladeira. Nas obras, o gelo é moído e transportado por um caminhão frigorífico, só podendo ser colocado na betoneira momentos antes da carga. O caminhão betoneira recebe o concreto usinado da central dosadora e realiza o transporte até o local necessário. Durante esse percurso da concretagem, a temperatura deve ser constantemente monitorada.

O concreto resfriado é visto em obras e estruturas de grandes dimensões, como barragens de hidrelétricas, alguns tipos de fundações, bases para máquinas e blocos que utilizam altas quantidades de cimento. A demanda pelo gelo onde há muita concentração de concreto é alta. O recomendável é o uso de 100kg de gelo por metro cúbico de concreto.

Uma solução simples e barata para resolver problemas envolvendo fissuras e tensões térmicas nas estruturas de concreto, é assim que podemos interpretar a utilização de gelo na construção civil. Quem diria que algo tão simples teria tamanha utilidade nesse setor, não é mesmo?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *