CURIOSIDADE #29 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO CANTEIRO DE OBRAS

A ampliação de mecanismos que geram o desenvolvimento tecnológico no canteiro de obras trazem benefícios importantes, inovadores e criativos para o setor. Como já citamos aqui no blog anteriormente, essas novidades implicam no aumento da produtividade, eficiência nos processos, evita desperdícios e são, muitas vezes, sustentáveis.

Diante disso, podemos citar três exemplos que estão conquistando cada vez mais espaço na construção civil:

1. Modelagem 3D (BIM)
O Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é um novo conceito quando falamos em projetos para construções. Esse modelo tridimensional mostra-se fiel ao produto final e permite um planejamento interdisciplinar da obra, podendo envolver toda a equipe, entre engenheiros civis, arquitetos, fornecedores, etc. Nele, você consegue inserir todas as informações que desejar sobre o projeto elétrico, hidráulico e outros detalhes, o que leva à economia de tempo e dinheiro.

2. Drywall
Drywall é um sistema de construção a seco, recomendado para áreas internas. Esse material utiliza quantidades mínimas de água ou usa muito pouco, algo que beneficia o meio ambiente e otimiza a obra. O item não demanda argamassa, cimento ou concreto por ser um material industrializado, sendo uma solução limpa e sustentável.

3. Tijolos ecológicos
Existem diferentes opções desses tijolos em formato sustentável, entre eles: feitos a partir de compostos siderúrgicos, com raspas de pneu, compostos de cimento por encaixe, etc. Apesar do maior custo e planejamento envolvendo esse material, é importante destacar a necessidade do uso de instrumentos que apresentem menos danos à natureza, algo que deve ser levado em consideração pelas construtoras e pelos profissionais que atuam na construção civil.

Atualmente, um gasto maior envolvendo essas vertentes podem significar um investimento e economia futura. Pense nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *