CURIOSIDADE #30 – TECNOLOGIA BIM APLICADA EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

O Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção, é um novo conceito quando falamos em projetos para construções. Trata-se de reunir informações relevantes à obra de forma organizada. A realidade virtual desse modelo 3D é direcionada aos profissionais da arquitetura, engenharia e da construção em si, incluindo fornecedores. Essa ferramenta ajuda no planejamento e gestão do processo, tornando tudo mais assertivo e eficiente.

A projeção fiel ao produto final, possibilitada pelo BIM, permite envolver a parte elétrica, hidráulica e outros detalhes importantes da obra, o que auxilia na economia do tempo e custos envolvendo tudo isso.

Essas técnicas modernas também otimizam o tempo de todos que trabalham com a obra, pois caso apareça alguma adversidade, a situação poderá ser identificada e solucionada de maneira eficaz.

Podemos dizer que essas facilidades tecnológicas surgem em um cenário de mercado que preza cada vez mais por qualidade, sendo exigente quando o assunto envolve toda a parte estrutural da construção.

Outro benefício é a inclusão de dados no projeto que podem ser feitos por qualquer integrante da equipe da construção civil, evitando falhas na comunicação de todos os setores que acarretam em atrasos ou desperdício de materiais. As especificações também pode ser mais detalhada. Uma mudança de revestimento, por exemplo, iria levar mais tempo com sistemas antigos, algo que é bem mais ágil com a adoção do BIM.

É preciso ressaltar, entretanto, que a inserção do BIM demanda planejamento financeiro da organização. O investimento ajuda, mas não descarta outros fatores imprescindíveis: equipe capacitada e integração entre as áreas envolvidas. Optar pelo melhor produto que atenda as suas necessidades também é preciso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *