CURIOSIDADE #6 – VGV: VALOR GERAL DE VENDAS

Sigla muito utilizada no mercado imobiliário, o VGV significa Valor Geral de Vendas ou Valor Global de Vendas. Como o nome já sugere, isso representa a soma do valor de todos os imóveis disponíveis à venda na carteira da imobiliária. Esse cálculo viabiliza o projeto do ponto de vista comercial, permitindo avaliar também o desempenho desse empreendimento no ramo.

Vamos supor que uma imobiliária possua 50 imóveis, cada um valendo 100 mil. Fazendo os cálculos, o VGV dessa empresa será de 5 milhões. Como podemos observar é uma conta bem simples, basta multiplicar o valor de cada imóvel pela quantidade total dos mesmos.

O cálculo do VGV é essencial para definir os recursos que serão investidos em cada fase do empreendimento. É comum que as incorporadoras destinem uma porcentagem, geralmente entre 2% a 6% do Valor Geral de Vendas, para ações de marketing, enxergando uma forma de garantir o sucesso do projeto.

Todo o processo de gestão da construtora requer planejamento. Alguns mecanismos, como o VGV, propiciam a obtenção de resultados cada vez mais precisos e positivos.

Investir em estratégias que antecipem possíveis dificuldades e desdobramentos inesperados é algo extremamente necessário, aumentando as chances de êxito da construtora. Nesse cenário, cálculos e estimativas podem ser feitos para auxiliar na gestão, assim como a adoção do VGV, como já dito anteriormente.

O trabalho embasado em dados precisos tende a ser eficaz, resultando em um ótimo desempenho no final das contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *