PRAIA GRANDE #13 – MUNICÍPIO COMPLETA 53 ANOS; CONHEÇA A HISTÓRIA.

Conhecida por suas belas praias e pontos turísticos, a Praia Grande completa 53 anos de emancipação político-administrativa em 2020. Inicialmente pertencente à capitania de São Vicente, a cidade é considerada o quarto destino mais procurado do país no verão, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo recentemente. Durante a época de alta temporada, o município chega receber até 1,5 milhão de pessoas.

A história da cidade nos remete diretamente à história do Brasil. Ao chegarem em nosso território, os portugueses instauraram a divisão de terras em 14 capitanias hereditárias, divididas em 15 lotes como uma forma de administrar e explorar melhor os recursos que o Brasil detinha. Os responsáveis por essas terras eram nobres portugueses, conhecidos como “donatários”.

A Praia Grande era parte integrante da capitania de São Vicente e assim persistiu por anos, sendo inclusive um importante trajeto feito pelos escravos e portugueses em expedições em busca de ouro, café, cana-de-açúcar etc.

O local tornou-se um importante centro, com fluxo constante de pessoas. Foi necessário diversas construções para aprimorar a estrutura da cidade, como pontes, obras de saneamento e moradias. Entretanto, a demanda era crescente e os moradores estavam insatisfeitos com a situação. A partir daí, movimentos surgiram pedindo a desvinculação total com a cidade de São Vicente. Em 1963, ocorreu um plebiscito popular referente a isso, mas foi só em 19 de janeiro de 1967 que a emancipação aconteceu de fato.

Ao longo dos anos, projetos de urbanização e melhorias na infraestrutura foram feitas. Atualmente, a Praia Grande é uma das cidades brasileiras que mais crescem e movimentam a economia. A Construtora Nossolar orgulha-se em fazer parte dessa trajetória, trazendo empreendimentos e qualidade de vida aos que escolhem essa cidade como lar ou rota turística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *