CURIOSIDADE #3 – TIJOLO

O tijolo é um produto cerâmico e avermelhado, usualmente em forma de paralelepípedo, utilizado amplamente pelas áreas da construção civil, industrial e artesanal. É, sem dúvidas, um dos principais materiais de construção.

Esse instrumento foi considerado uma inovação tecnológica muito importante, pois permitiu edificações resistentes à temperatura e umidade, já que, em determinado momento da História, o homem percebeu a necessidade de possuir construções resistentes e duráveis.

A Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, na Inglaterra, trouxe a produção em massa de tijolos. As grandes fábricas começaram a surgir e, dotadas de fornos enormes, tornavam a produção desse material mais rápido e barato. Nessa época, o uso do tijolo acabou generalizado por toda a Europa. Com novas indústrias precisando ser erguidas, o mercado expandiu-se largamente.

Hoje em dia, os tijolos cerâmicos são largamente utilizados para revestir as paredes de maneira decorativa. Ademais, a preocupação com o meio ambiente levou à produção de novos materiais e aos mais diferentes processos de fabricação desse artefato.

SAIBA MAIS

Um tijolo cerâmico tradicional de seis furos, de medidas 9x14x19 cm, possui uma área de 0,0252m². Com esses dados, podemos calcular quantos tijolos são necessários para cada metro quadrado de parede. Vamos lá!

Basta dividir 1 m²  pela área do tijolo. Assim, temos o seguinte cálculo: 1m² ÷ 0,0252m² = 39,68.

Então, concluímos que vamos precisar de 39,68 unidades de tijolos cerâmicos de seis furos para cada metro quadrado de parede a ser construída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *