Como morar na beira da praia ajuda no desenvolvimento da criança

Falar sobre o desenvolvimento da criança envolve um sistema complexo de necessidades, que abrange  aspectos orgânicos, emocionais, cognitivos, motores e sociais. Todo o processo de desenvolvimento, na verdade consiste em aperfeiçoar capacidades para que se possa lidar melhor com os desafios da vida adulta, quando eles chegarem.

Portanto, o desenvolvimento infantil pode ser comparado com uma espécie de treinamento, que visa fortalecer comportamentos, habilidades e competências, e deixar as crianças preparadas para a vida.

As vária etapas do desenvolvimento da criança devem ser estimuladas por experiências significativas, que resultem em aprendizados promotores de crescimento.

Antes de falarmos sobre morar na beira da praia e seus impactos no desenvolvimento da criança, vamos destacar algumas etapas essenciais para o nosso entendimento. Como referência, tomamos Jean Piaget, um dos principais nomes da pedagogia e psicologia.

Rotina para crianças

Segundo Piaget, a criança passa por diversos períodos, cada um com suas características cumprindo um papel no desenvolvimento humano e sugerindo cuidados e estímulos diferentes;

Período sensório-motor: de 0 a 2 anos.

O bebê desenvolve a sua capacidade de concentração a partir de sensações e movimentos. Começa a perceber que não existem apenas movimentos involuntários e que ele pode esticar os braços para alcançar objetos.

O estímulo motor nessa fase do desenvolvimento da criança é essencial. Por isso, móbiles e objetos que possam ser manuseados sem riscos para a criança, são muito positivos. 

Pré-operatório: de 2 a 7 anos.

A representação da realidade se faz presente no pensamento infantil. O raciocínio ainda não está totalmente pronto para entender o verdadeiro significado das coisas e os sonhos, a imaginação e a fantasia ganham bastante espaço.

Nessa fase do desenvolvimento da criança, brincadeiras e brinquedos educativos que estimulem o raciocínio são altamente recomendados. A criatividade estará em alta.

Operatório concreto: de 7 a 12 anos.

É o momento do raciocínio lógico concreto ser estruturado. Regras sociais começam a fazer sentido, senso de justiça e o entendimento do porquê das coisas. Com a curiosidade a mil, as experiências têm um significado especial em termos de aprendizado e crescimento.

Operatório formal: a partir dos 12 anos.

As compreensões abstratas entram para o repertório de conhecimento. É um momento do desenvolvimento da criança onde a formulação de hipóteses e teorias e o relacionamento com o outro fazem toda a diferença para a formação da autonomia e articulação de conhecimentos.

Os benefícios de morar na praia.

Depois de ler sobre os processos ou etapas do desenvolvimento da criança, já pode tirar suas próprias conclusões. Em cada uma das fases, estar na praia pode ser uma experiência enriquecedora, pois facilita enormemente o crescimento e vai muito mais além:

Liberdade de espaço

Correr, brincar e se divertir, tudo o que a criança deseja e que é absolutamente saudável para o seu desenvolvimento. Não se trata apenas de “gastar energia”, é renovação de forças através de experiências lúdicas e gratificantes.

Preservação da natureza

Vivenciar o meio ambiente faz desenvolver o sentimento de pertença, tão necessário para que cada indivíduo assuma a responsabilidade de preservar aquilo que é seu e todos. O contato com a natureza ensina a conviver e ser pessoas melhores.

Estimula a criatividade.

Quem nunca passou horas inventando castelos e brincadeiras. O processo de desenvolvimento da criança exige espaço e elementos que facilitem a criatividade e que as experiências possam ser vividas concretamente.

A saúde é a maior beneficiada.

Já está provado que, além do ambiente de praia estimular a prática de esportes e atividades físicas, estar a beira da praia reduz o estresse, melhora a respiração, a condição cardiorrespiratória e a sensação de bem-estar e felicidade.

Saiba como é morar na praia grande
Esperamos ter contribuído para a sua reflexão e temos um convite a fazer: visite o Business Center da Construtora Nossolar e conheça as melhores oportunidades para ver seus filhos crescerem com saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.