CURIOSIDADE #27 – VOCÊ SABE QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE E QUALIDADE DE OBRAS?
Acompanhar todo o processo da obra desde o início é fundamental para seguir os custos, prazos, recursos e materiais estabelecidos. Diante disso, é essencial que exista um profissional que acompanhe e gerencie o andamento de tudo isso.
Acontece que a implantação de um sistema de gestão de qualidade nem sempre é suficiente. Quando há pouco tempo para a execução das tarefas, muitas demandas e obras em andamento, pode ocorrer vícios construtivos evidentes em edificações recém-entregues, como rachaduras, vazamentos, portas e janelas que não fecham corretamente, revestimentos cerâmicos cedendo, entre outros. Por isso, a qualidade dos processos de engenharia e execução de obras merece um cuidado especial por parte das companhias, afinal, isso também irá refletir na imagem da empresa.
Toda a equipe envolvida deve seguir as etapas de desenvolvimento e execução para evitar possíveis erros. É preciso enxergar a obra com a percepção do usuário final, que espera ter um lar aconchegante e com tudo funcionando conforme o previsto.
Existem alguns critérios de desempenho das edificações estabelecidos e consolidados através da ABNT NBR 15.575 em 2013. Vejamos, a seguir.
Os empreendimentos projetados possuem características mínimas para garantir a segurança não só à construtora, como também ao cliente final:
- O atendimento deve seguir às normas técnicas;
- Evitar desperdícios;
- Reduzir ao máximo custos com assistências técnicas;
- Reduzir consertos e reparos ao longo da obra;
- Ter precisão nos orçamentos e prazos;
- Ter transparência e sinceridade com o cliente sobre os sistemas que envolvem a construção e suas respectivas manutenções.
Sendo assim, o controle de qualidade da obra na construção civil ajuda a manter o desenrolar do projeto de forma correta, com o objetivo de entregar uma construção dentro do tempo, mas seguindo alguns parâmetros para que o resultado final apresente durabilidade, conforto e segurança.