CURIOSIDADE #45 – SAIBA ESCOLHER O PISO CERÂMICO IDEAL A PARTIR DO ÍNDICE PEI
Você sabe o que é PEI? A sigla significa “Porcelain Enamel Institute” e pode ser traduzida como “Instituto do Esmalte para Porcelana”. O nome foi dado em referência ao local, nos Estados Unidos, que formulou um teste que consegue medir a resistência à abrasão dos revestimentos cerâmicos. Atualmente, o PEI é utilizado como método de avaliação na hora de escolher os pisos para cada ambiente.
O tráfego de pessoas, o contato com partículas de sujeiras e calçados, a movimentação de equipamentos e objetos geram desgates no piso. Dessa forma, o tipo de fluxo no ambiente é determinante na escolha da cerâmica adequada para o seu ambiente.
Ficou curioso? Veja abaixo as classificações PEI e onde utilizá-las:
Ao assentar um revestimento diferente do que o ambiente exige, haverá desgastes na superfície, podendo deixar o piso opaco, riscado e com aparência suja. Além de afetarem diretamente a estética do espaço, podem acarretar problemas em pessoas com mobilidade reduzida, causando acidentes graves em cadeirantes, crianças, gestantes ou idosos. Por isso, fique atento e procure um profissional de confiança para te auxiliar nessa escolha.
O PEI geralmente está exposto nas embalagens dos revestimentos cerâmicos e nos manuais de instalação, assim como catálogos. Por isso, vale a pena consultar a caixa desses materiais antes de comprá-los. Outra dica é prestar atenção se o produto atende aos requisitos da NBR 13818 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e possui o selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).