Estudo: preferências dos brasileiros em relação à moradia
O sonho da casa própria continua vivo nos planos dos brasileiros. A ideia de ter uma moradia para chamar de sua permanece intacta, um verdadeiro fato social. O sociólogo Émile Durkheim chamava de fato social o conjunto de hábitos e costumes da sociedade, que define uma espécie de consciência coletiva, responsável por determinar nossas ações. Por isso, dizer que, para o brasileiro, adquirir uma moradia própria é um fato social.
As pesquisas apontam que 70% dos compradores de imóveis, o fizeram para fins de moradia. Percebe-se que uma parcela menos significativa adquiriu um imóvel novo para outras finalidades, como investimento, por exemplo.
A sensação de segurança alcançada pela compra de um imóvel faz parte da nossa cultura, de forma tão contundente, que passou a ser critério para estabelecer se determinada pessoa venceu na vida ou não.
Entretanto, a percepção ou conceito que o brasileiro tem sobre moradia mudou bastante nos últimos tempos. Não basta ser um teto para morar, é preciso que tenha outros atrativos e funcionalidades para que o comprador sinta que está fazendo um bom investimento. Aspectos como localização, sustentabilidade, integração com a natureza e espaços arejados, ganharam lugar na lista de desejos e passaram a ser considerados no processo de escolha. A convivência com pets também tem feito com que as famílias pensem duas vezes antes de adquirir um imóvel que não tenha espaço para eles. Assim, podemos afirmar que o sonho da moradia é o mesmo, mas o objeto sonhado ganhou novos contornos.
Vamos conhecer o novo olhar que o brasileiro tem sobre moradia?
As características do lar doce lar mudaram bastante, principalmente em razão da pandemia, que impôs novos hábitos de trabalho, convivência, ocupação dos espaços, ou seja, novos fatos sociais que acabaram determinando novos comportamentos e, assim, a ideia de moradia foi sendo modelada de acordo com as demandas que surgiram.
As novas moradias são espaços de convivência, lazer e trabalho. Tornaram-se multifuncionais e precisaram sofrer adequação para esta realidade, assim como a procura por imóveis novos mostrou preferências que antes não pareciam ser tão importantes. Hoje em dia, muitos optaram por permanecer em trabalho home office e, dentro desse grupo, as preferências são:
- 83% deles buscam moradias com mais área útil;
- 76% desejam apartamentos com varanda;
- 73% prezam pela comodidade da localização.
Na verdade, a sociedade se reinventou diante do fenômeno da pandemia e o mercado imobiliário entendeu a mudança e agora oferece imóveis com características mais próximas dos anseios dos compradores. O que não mudou foi a necessidade de adquirir uma moradia para chamar de sua, o que justifica o aquecimento do mercado imobiliário, mesmo em tempos de crise.
A praticidade passou a fazer parte do que entendemos por qualidade de vida e a localização do imóvel faz uma diferença enorme para os compradores. Infraestrutura, oferta de serviços, possibilidade de lazer, hospitais, escolas, são elementos que valorizam os empreendimentos, pois facilitam a vida das pessoas, que não querem precisar cruzar a cidade para levar os filhos à escola. Sem falar que uma moradia próxima a áreas verdes, sai na frente nas intenções de compra.
Em relação a estrutura, o perfil das moradias brasileiras, sobretudo das classes A e B, conta com 2 dormitórios, 1 ou 2 banheiros, varanda ou quintal e 1 vaga na garagem. Este tipo de imóvel está entre os mais procurados. Contudo, itens como áreas sociais, tecnologia e sustentabilidade não ficam de fora. As famílias optam por condomínios que ofereçam o maior número de comodidades possível.
Por que imóveis de alto luxo atendem ao novo perfil?
A conclusão a que chegamos é que os imóveis de alto luxo são um sucesso de vendas no mercado imobiliário, exatamente porque se anteciparam a essa tendência e oferecem tudo o que a família moderna deseja em uma moradia. E não é à toa que o segmento aponta crescimento constante nos últimos anos.
Equipados com áreas de lazer, pet space, coworking, segurança entre outras comodidades que vão de car wash a delivery room, beauty care e spa, os empreendimentos de alto luxo melhoram a dinâmica familiar, oportunizando tempo de convivência e praticidade.
A Construtora Nossolar sabe, mais do que ninguém, que a qualidade da moradia tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas e tem em seus projetos as características que atendem às preferências atuais dos brasileiros.
Conheça os nossos empreendimentos, converse com nossos especialistas, escolha a melhor moradia para a sua família e viva com a melhor qualidade.