CURIOSIDADE #36 – CONHEÇA AS ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO TERRENO

A preparação do terreno é o pontapé inicial antes de começar qualquer tipo de construção, seja ela de pequeno ou grande porte. Esse processo de adequação do terreno envolve basicamente a limpeza do local, análise e nivelamento do solo, muros, passagens de água e energia, além de toda uma gama de procedimentos indispensáveis para que a obra siga adiante. Conheças as etapas principais, abaixo.

Limpeza do terreno
Primeiramente, é necessário limpar o terreno, retirando os elementos indesejados, isso pode incluir a vegetação. É importante destacar que, atualmente, muitos arquitetos e engenheiros procuram preservar as plantas e árvores nativas da área, medida também adotada pelas prefeituras. Para a retirada, é necessário uma aprovação prévia pelos órgãos competentes do seu município.

Pedras, entulhos e materiais indesejados também são retirados nessa etapa.

Nivelamento/Terraplanagem

Essa fase é fundamental para adequar terreno, tornando-o plano ou “platô”. É a topografia do terreno que define onde haverá cortes ou aterros para garantir a estabilidade da área. Quando feita de maneira errada, pode resultar em deslizamentos ou erosões. Por isso, para realizar esse trabalho é necessário contratar uma empresa especializada.

Sondagem do solo
É nesse estágio que identifica-se as características do terreno, apurando o subsolo e constatando a resistência, espessura, profundidade, etc. Essa apuração consegue definir os tipos de fundações que serão utilizados.

Muros
O terreno precisa ser murado ou revestido com um tapume provisório para garantir a privacidade dos trabalhadores que irão atuar na obra e proteger a área, oferecendo mais segurança.

Ligação de água e energia
A ligação de água precisa seguir as normas do seu município, com a montagem de uma tubulação por meio de um cavalete de água. O uso de maquinários e alguns equipamentos demandam energia elétrica, diante disso, existem duas alternativas mais viáveis: a instalação de um poste padrão ou o uso de um gerador.

Por fim, é necessário retirar os entulhos e materiais não utilizados para manter a limpeza e organização da construção.

Cada construtora acaba adotando medidas regradas para desempenhar essas atividades e obter sucesso ao longo da edificação, entretanto, algo que todas devem ter em comum é a preocupação de incluir uma equipe de profissionais capacitados que evitem o embargo da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *