CURIOSIDADE #39 – APLICAÇÕES DO AÇO NA OBRA: SAIBA AS VANTAGENS

O aço é um material muito versátil e permitiu avanços significativos no canteiro de obras. Quando adicionado às outras ligas metálicas, ganha novas características e funcionalidades. Ao misturá-lo ao níquel, por exemplo, gera o aço inoxidável, muito utilizado em equipamentos relacionados a alimentos, refrigeração, tubulações, dentre outros.

A utilização dessa matéria-prima é antiga, sendo usada em construções desde meados do século XVIII. Entretanto, foi só após a criação do concreto armado que o aço ganhou força e foi inserido em grandes obras.

Atualmente, é encontrado em diversos formatos na indústria siderúrgica, como chapas, barras, tubos, cabos e telhas metálicas.

Quer saber mais sobre as vantagens do aço na construção civil? Acompanhe o texto!

Redução de custos
Por ser pré-fabricado, demanda menos mão de obra para estruturá-lo. Isso facilita a gestão da equipe e diminui o número de pessoas necessárias para a construção. Ademais, é um material reciclável e, com isso, reduz desperdícios.

Otimização do espaço
O aço é um material leve e de fácil manejo quando comparado ao concreto, por exemplo. Sua utilização reduz a carga das fundações, já que a estrutura não é tão pesada. Por ser fundamental na construção das colunas, vigas e lajes, essa seção tende a ser menor que o equivalente em concreto armado.

Eficiência e segurança
A resistência e durabilidade à corrosão do aço são pontos extremamente importantes e que fazem o material ser requisitado no canteiro de obras.

Além de todas essas vantagens, o aço ainda possui excelente custo-benefício. Lembrando que sua aplicação pode ser feita em edificações, compondo a estrutura base ou em forma de armaduras, complementando o concreto armado.

E aí, já conhecia todos esses benefícios do aço em obras? Considere aumentar a utilização desse metal em suas construções e agregue valor ao seu projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *