Mudança: 6 Motivos para sair do seu atual apartamento
Todos nós sofremos os impactos da pandemia nos mais diversos âmbitos das nossas vidas. Observamos uma mudança cultural refletida nas relações sociais, familiares, no trabalho e até na forma como nos relacionamos com a nossa própria casa. Muita coisa precisou ser adaptada para que nos afastássemos das demandas atuais.
Demos início à construção de novos espaços de convivência, a exemplo do mundo virtual, e o que antes era esporádico, passou a ser rotineiro. As reuniões on-line viraram uma necessidade, que acabou por revelar um pouco da nossa intimidade aos colegas de trabalho, ao mesmo tempo em que a rotina profissional entrou para o dia a dia do lar de forma efetiva.
Outra mudança significativa se deu no processo educacional. As aulas on-line tornaram-se uma realidade e, mais uma vez, uma atividade que antes se dava em um espaço-tempo diferente, passou a ser compartilhada na vida cotidiana, no mesmo espaço físico da família.
Muita coisa mudou, não é mesmo? Criamos novos conceitos, estabelecemos configurações e direcionamentos, que reordenaram nossa ordem de prioridades. Os padrões de consumo foram modelados segundo as necessidades de mudança.
O mercado imobiliário foi tocado por todo esse movimento e passou a oferecer alternativas compatíveis à nova cultura. Os imóveis de alto luxo, por suas próprias características, deram uma resposta rápida, oferecendo comodidades que se encaixam perfeitamente aos novos padrões e apresentando um crescimento comercial acima da média.
O fato é que, durante a pandemia, as moradias passaram a ser mais valorizadas, ou seja, receberam um grau de importância muito maior por parte das pessoas. Pudemos observar que 28% dos brasileiros mudaram de casa, apenas nesse período.
Veja a seguir as principais motivações para mudança
-
Necessidade de mais espaço
Com toda a família em casa durante mais tempo, a circulação e o trânsito aumentam bastante. Várias atividades sendo executadas ao mesmo tempo, pelos diversos membros da família, impactam na rotina e, muitas vezes, os espaços precisam ser multifuncionais para que todos possam dar conta de todas as obrigações.
Em busca de mais espaço, conforto e aconchego, as famílias têm optado pela mudança.
-
Convívio social
O convívio social tornou-se também um forte motivo de mudança. Os amigos passaram a se reunir em casa, em detrimento aos encontros em lugares públicos com filas e aglomerações. Provar um bom vinho, experimentar uma nova receita, passaram a fazer parte das opções de lazer.
A opção por bairros mais próximos dos amigos e da família também faz parte das motivações.
-
O imóvel atual exige mudança?
Para muitas pessoas, o imóvel atual acabou se tornando um grande desafio. O espaço que até dava conta do recado começou a deixar a dever. Cômodos apertados, sem estruturas adequadas de ar-condicionado, wi-fi e a ausência de áreas de lazer e outras comodidades, que passaram a ser essenciais em condomínios.
Os imóveis de alto luxo passaram a ser uma das melhores opções de mudança, justamente porque atendem completamente a essas necessidades, gerando conforto, aconchego e praticidade.
-
A tranquilidade que não tem preço
Estando mais tempo em casa, os moradores se deparam com uma rotina que não fazia parte das suas vidas. Todos saíam para o trabalho, escola e não conviviam com a dinâmica do bairro, do quarteirão ou da própria rua. Algo que ficava distante durante o dia, passou a marcar presença: o barulho da rua e até mesmo o dos vizinhos.
A necessidade de paz, relaxamento, isolamento de sons e segurança são itens significativos para a decisão de mudança. O que reforçou muito a busca por imóveis de alto luxo que têm esses pontos sanados ainda nos projetos.
-
Facilidade para o trabalho
O trabalho Home Office é mais uma experiência que chegou com a pandemia, que agradou tanto às empresas como aos funcionários. As casas e apartamentos precisaram ser adaptados para conciliar trabalho e vida doméstica.
Os profissionais que adotaram o modelo híbrido e aqueles que voltaram ao modo presencial, passaram a procurar imóveis mais perto de suas empresas ou que, pelo menos, oferecessem uma facilidade maior em termos de mobilidade.
Temos aqui vários motivos para uma mudança: a necessidade de um imóvel maior e mais bem estruturado para o trabalho Home Office e a localização, pois notou-se o quanto ela faz diferença na qualidade de vida das famílias.
-
Otimização dos espaços
Um aspecto interessante de ser notado como motivação para a mudança é a transformação no tamanho da família. Isso para mais e para menos. Há famílias que crescem com a chegada dos filhos e diminuem quando saem de casa. Um ciclo natural que se repete implicando sempre uma mudança.
Há momentos em que quartos são necessários e há momentos em que a sala precisa ser maior. Pensando nisso, imóveis de alto luxo criam plantas inteligentes, que possam atender ao presente e ao futuro, tendo a flexibilidade necessária para atender às mudanças.
Conclusão: Está na hora da mudança!
Com o mundo em transformação, tudo gera reações em cadeia que modelam nossa maneira de viver. Todas as nossas relações ficam impactadas e precisamos nos adaptar a novas realidades. Ao longo do tempo, as relações com os nossos lares e suas estruturas foram se adaptando e evoluindo.
E a sua moradia, será que atende a todas as necessidades da sua família? Será que está na hora de fazer uma mudança? E o local onde você mora? Seu bairro e sua cidade atendem às suas expectativas?
Desenvolvemos um material exclusivo, que está disponível para download para você refletir sobre a qualidade da sua moradia e a possibilidade de mudança. Você pode contar ainda com a consultoria da Nossolar e com a nossa equipe, sempre pronta para apresentar os melhores empreendimentos para você e sua família.