Vantagens de ter um pet no lar

As vantagens de ter um pet no lar

Ter um pet completa o conceito de lar. Quem tem, sabe do que estamos falando. Eles estão presentes em mais de 130 milhões de lares brasileiros, brincando, fazendo graça e, principalmente, sendo os maiores companheiros.

Os animais de estimação mais populares são os cães e os gatos, mas jabutis, coelhos, hamsters e iguanas também têm seus fãs. Sem falar nas aves, como o papagaio, que faz o maior sucesso. Independentemente do bichinho que você escolher, o mais importante é que, quando se decide ter um pet, uma nova experiência de vida, muito enriquecedora, vai acontecer. 

No entanto, antes da escolha, é preciso observar certas orientações legais e obedecer a legislação que regulamenta tanto os cuidados a serem tomados com cada espécie, como também define quais animais podem conviver em situação doméstica. É o caso das aves: nem todas podem ser retiradas do seu habitat. Lembramos que manter, de forma privada, animais silvestres, por exemplo, é crime.

Mas não é isso que nós queremos, não é mesmo? Desejamos ser felizes e poder compartilhar nossa felicidade com os bichinhos e com todos que nos cercam. Por isso, ter um pet é sempre uma experiência de alegria e afeto.

Eles são mesmo incríveis e impactam positivamente a nossa saúde física e mental.  proporcionam uma série de benefícios:

Fazem bem ao coração.

A Associação Americana do Coração revelou que ter um pet afasta problemas cardiovasculares. Isto porque aumentam a atividade física, há uma redução da pressão arterial e maior controle das taxas de colesterol e triglicérides.

São ótimos companheiros para os idosos.

Ajudam a combater a solidão e a manter uma rotina diária, muito importante para a terceira idade. A qualidade de vida depende de movimento e, quanto a isso, ter um pet é um santo remédio.

Pets combatem a depressão.

Conviver com um pet aumenta a  produção de hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina, que melhoram o humor. Não faltam pesquisas que demonstram que, quando um animal de estimação entra em casa, a solidão e a depressão batem em retirada.

Ajudam no desenvolvimento infantil.

A ludicidade presente na relação já é um fator que favorece a experiência infantil e serve estímulo a novas descobertas e desenvolvimento da criatividade. Ensinam a cuidar do outro, a ter senso de responsabilidade e ainda melhoram o sistema imunológico e ajudam a prevenir alergias.

Estimulam a atividade física.

Quem já viu um pet que não goste de passear. Basta ter um pet para começar a caminhada, que pode passar para uma corrida, um passeio na praia ou no parque. O fato é que ninguém fica parado e a saúde agradece.

Colaboram em tratamentos.

Um bom exemplo é o Hospital Albert Einstein que passou a permitir a visita de animais aos pacientes internados, até mesmo em UTI. O encontro dos amigos promove bons resultados no processo de cura. Também é possível notar grande melhora em condições como autismo, Alzheimer e paralisia cerebral.

Diagnóstico de câncer.

Parece incrível, mas especialistas apontam uma precisão entre 80% e 90%, na detecção de câncer em órgãos como pele, bexiga, pulmão, mama, ovário e colo. Tudo graças ao poder do olfato canino.

União familiar

Claro, isso você já sabia e todos que tomaram a decisão de ter um pet. Os franceses fizeram um estudo mostrando que os animais melhoram a comunicação entre os membros da família. 

E agora, está pensando em ter um pet?

Você viu quantas vantagens e benefícios um pet pode trazer para a sua vida e da sua família? Poderíamos nos estender ainda mais, porque os pontos positivos não param por aí. Ter um pet não é apenas ter um bichinho passeando pela casa, mas sim ter um ser com participação ativa na sua vida, com quem trocar afeto, cuidados em uma relação de felicidade.

Esperamos que tenha gostado do artigo. A Construtora Nossolar valoriza muito a relação com os pets e nossos empreendimentos comprovam isso com projetos que privilegiam esta convivência tão saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *