Volta às Aulas: Crie uma rotina para as crianças no apartamento
Quando a gente se dá conta, chegou a volta às aulas. O trabalho com os pequenos nunca para, não é mesmo?
Ao falar em trabalho, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça é de uma atividade árdua e estafante, que vai tirar de nós toda a energia. Bem, o tema de hoje é criança, então haja energia!
Mas nada de puxar os cabelos, na volta às aulas. Existe uma coisa chamada planejamento, que costuma equacionar o gasto de energia e minimizar o esforço despendido no trabalho. O primeiro passo é deixar de supervalorizar o evento de volta às aulas, como um fenômeno de mudanças radicais onde a vida vai se transformar totalmente. Devemos tratar o retorno à escola com a máxima naturalidade possível, pois se trata disso, um momento que faz parte do fluxo contínuo da vida em nossa sociedade.
Maria Montessori, criadora do método pedagógico que leva o seu nome, dizia que as pessoas, na verdade, não precisam de férias e sim alternar as suas atividades, descansando de um tipo de tarefa e dando início a uma nova. Em outras palavras, Montessori nos indica que o período escolar não serve só para estudar, assim como as férias não servem só para brincar. A vida deve estar repleta de esforços significativos, que conquistem a atenção da criança e tragam o sentimento de bem-estar e realização.
Quando cultivamos bons hábitos, toda transição fica mais leve e nos tornamos mais capazes de absorver as mudanças que possam surgir.
A criação de rotinas deve estar sempre presente no processo educativo. Elas são a base da disciplina que, por sua vez, é a garantia de bons resultados. Como o nome já diz, é uma “pequena rota”, “trilha batida” ou “curso costumeiro de ação”, capaz de encurtar caminhos e facilitar o percurso.
Na volta às aulas, estruture um planejamento e faça com que ele saia do papel e se torne uma rotina. Você vai ver quanta coisa cabe em 24 horas, sem tanto trabalho assim.
É claro que cada família tem a sua história, modo de vida, compromissos e obrigações. Também é preciso considerar a individualidade de cada criança, com características muito próprias, umas mais ativas que adoram correr, outras acomodadas que amam games e assim por diante. É preciso encontrar a rotina ideal para cada realidade.
Mas existem algumas dicas gerais que podemos dar para a volta às aulas. Confira abaixo:
Rotina para a volta às aulas no apartamento
1- Faça uma mapa de horários
O estabelecimento de horários desde cedo, ajuda a educar mente e corpo. Cria um relógio biológico, que educa o corpo e torna mais saudável, assim como cria uma atmosfera de segurança, que tem impactos positivos na autoestima, assim como em relação às funções cerebrais que não gastam energia tentando adivinhar “o que eu vou fazer agora”.
A vida precisa de ritmo e nós devemos escolher e determinar: hora de dormir e acordar, de alimentar-se, estudar, brincar e organizar suas coisas.
2- Momentos certos para as tarefas
Em se tratando de tarefas escolares, a dica é: termine as tarefas ou estudo, até duas horas antes de dormir. É durante o sono que o aprendizado se efetiva e o cérebro precisa desse tempo para poder processar o que foi ensinado. Dormir é fundamental para aprender.
Entre as tarefas, também estão a organização do material escolar, brinquedos e arrumação dos espaços utilizados. Neste caso, o adulto até pode ajudar, mas não deve fazer sozinho, salvo circunstâncias excepcionais.
3- Inclua momentos de descanso e lazer
Ninguém é de ferro! Então intercalar na programação, momentos de descanso e lazer é bastante saudável. A criança precisa muito de brincar. A gente já sabe disso, basta olhar para as nossas melhores lembranças, mas não educamos apenas em nome do prazer e sim para o mundo, que um dia vai cobrar disciplina, responsabilidade e resultados.
O planejamento é a chave para agrupar diversão e obrigação.
4- Controle os dispositivos eletrônicos
A tecnologia é bem-vinda e enriquece as nossas vidas e abre uma janela enorme para novos aprendizados. Há quem diga, inclusive, que lápis e caneta estejam com os dias contados. Entretanto, abrem diversas outras janelas, que interferem no foco, atenção e, muitas vezes, representam perigo.
5- Acompanhe a vida escolar dos seus filhos
Participe, mostre interesse pelo que eles estão aprendendo, valorize o que estão produzindo. Inclua nas rotinas os momentos em família, porque disso depende o equilíbrio de todo o processo.
Volte às aulas com tudo planejado e, quando menos esperar, as férias estarão de volta, sem estresse e com muito crescimento.