Comparar listagens

CURIOSIDADE #35 – ENTENDA COMO FUNCIONA A IMPERMEABILIZAÇÃO NA OBRA

CURIOSIDADE #35 – ENTENDA COMO FUNCIONA A IMPERMEABILIZAÇÃO NA OBRA

A impermeabilização é uma das etapas fundamentais da obra, responsável por proteger a construção contra fatores externos e contribuindo para a maior durabilidade da mesma. Esse procedimento evita o aparecimento de manchas, mofos e bolores, comuns quando há indícios de infiltrações.

Podemos dizer que a impermeabilização acaba impactando diretamente a qualidade e segurança de uma edificação, devendo ser tratada com uma etapa indispensável e evitando prejuízos futuros.

Classificada em dois tipos, rígida e flexível, a impermeabilização pode ser adicionada aos aditivos químicos, como o cimento ou argamassa, quando aplicada em locais estáveis que não passem por variações de temperatura bruscas. Nesse caso, é denominada de impermeabilização rígida, muito usada em subsolos, reservatórios de água, baldrames, etc. Assim como o próprio nome sugere, a flexível é capaz de se alongar conforme a estrutura e absorver fissuras. É constantemente usada em piscinas suspensas, terraços e varandas.

É preciso destacar que as técnicas usadas nesses processos variam de acordo com a superfície que será selada. As principais são: manta asfáltica, lona, emulsão acrílica, calafetador, argamassa e hidrorrepelente.

FIQUE ATENTO
Uma obra contempla várias etapas importantes com projetos específicos, tais como: hidráulica, elétrica, iluminação, acabamentos e deve abranger também um projeto de impermeabilização. Diante disso, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de algumas recomendações e exigências que o profissional encarregado pela impermeabilização deve seguir na construção civil.

Para saber mais detalhes e especificidades relativas à essa temática, consulte sobre a ABNT NBR 9575:2010, vigente desde o dia 17 de outubro de 2010 pelo site oficial:
http://www.abnt.org.br/.

img

Construtora Nossolar

Posts relacionados

CURIOSIDADE #39 – APLICAÇÕES DO AÇO NA OBRA: SAIBA AS VANTAGENS

O aço é um material muito versátil e permitiu avanços significativos no canteiro de obras....

Continue lendo
Construtora Nossolar
por Construtora Nossolar

CURIOSIDADE #38 – 3 TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA PARA FICAR DE OLHO

Um dos segmentos que atravessam um bom momento é o da construção civil. Alinhada com os imóveis...

Continue lendo
Construtora Nossolar
por Construtora Nossolar

CURIOSIDADE #37 – TIPOS DE FUNDAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: SOLIDEZ E SEGURANÇA PARA A EDIFICAÇÃO

A partir da criação do projeto da obra, é preciso definir a parte estrutural e a escolha do...

Continue lendo
Construtora Nossolar
por Construtora Nossolar

Participe da discussão

WhatsApp chat