Estilo Tropical: Traga a Primavera para a decoração do seu apartamento

Que tal repaginar a decoração do seu apartamento de acordo com o período do ano em que estamos? Por mais que o Design de Interiores de alto padrão envolva um projeto exclusivo, ao qual tendemos a nos apegar, isso não significa que adaptações e variações não sejam bem-vindas! Muito pelo contrário: a Primavera pode ser a oportunidade perfeita para experimentar um novo visual em seu lar, investindo em muito frescor, naturalidade, alegria e outros elementos típicos do Estilo Tropical.

Nossa proposta é que, assim como as estações do ano, você também possa renovar o seu imóvel! Para isso, vamos começar com os objetos, tecidos, acabamentos, mobília e demais itens decorativos que combinam perfeitamente com o clima litorâneo em que vivemos.

Quer saber mais sobre essa tendência? Entender sua relação com o clima litorâneo? Conhecer novos empreendimentos onde poderá aplicar nossas dicas? Acompanhe este artigo.

Estilo Tropical: Do que se trata, afinal?

Associado pelo próprio nome ao “clima dos trópicos”, o Estilo Tropical propõe misturar o que há de mais exuberante nessas regiões: a fauna diversificada, a flora abundante, as praias paradisíacas, o apelo à casualidade, a presença constante do Sol, dentre outros elementos. Pode ser definido como quente, ousado e vibrante, caracterizando-se pelo uso de matérias-primas naturais, muita vegetação, tons fortes, cores intensas e, ao mesmo tempo, uma forte sensação de relaxamento.

Em outras palavras, podemos afirmar que…

  • 1- É a tendência mais brasileira do mercado

Nosso país é conhecido justamente por abrigar todos os aspectos destacados acima! Embora também passemos pelo Inverno e Outono, são a Primavera e Verão que dão brilho à biodiversidade brasileira, às nossas riquezas naturais e às paisagens exuberantes do extenso litoral. Portanto, é a melhor maneira de trazer o que temos de mais precioso para seu apartamento (e você também pode pensar neste estilo como a importação daquelas férias inesquecíveis para dentro de casa!

  • 2- Combina – e muito – com nossa Praia Grande

Tal como dissemos, o Estilo Tropical flerta com o clima típico das cidades litorâneas – o que é o caso de toda a Baixada Santista, com destaque especial para nossa amada Praia Grande! Por aqui, a decoração deve saber lidar com a maresia, as altas temperaturas, a ação da natureza e a exposição ao Sol. Com esses fatores em mente, é possível pensar em um projeto único, envolvendo tanto ambientes internos quanto áreas externas do seu imóvel, priorizando sempre a maravilhosa vista da orla…

  • 3- Atende a todos os requisitos do alto padrão

Priorização do conforto, promoção de bem-estar, encontro da comodidade com a conveniência… Todas essas são características do Design pautado no alto padrão e, curiosamente, também são encontradas no Estilo Tropical! O uso de móveis planejados com acabamento rústico, a escolha de tecidos leves que promovam suavidade ao corpo e a escolha de luzes quentes para aumentar a sensação de aconchego são apenas alguns exemplos de convergência entre as duas tendências.

Estilo Tropical: Como aplicar no apartamento?

Veja agora algumas dicas práticas para investir nessa tendência em sua decoração!

  • a) Cores Quentes – Embora sejam mais facilmente relacionadas ao Verão, as tonalidades quentes também tem espaço durante a Primavera, afinal, é a estação em que as flores desabrocham, os animais se reproduzem e nossa biodiversidade fica em maior evidência – ou seja, a variedade de cores ganha ainda mais destaque! Sabendo disso, aposte no contraste entre o laranja, o rosa, o lilás, o roxo, o fúcsia e variações de vermelho.

b) Fundo neutro – Enquanto os objetos se ocupam das cores vivas, as paredes dos ambientes podem ser cobertas pelos neutros tons de bege, creme, nude e marrom. Até o branco é bem-vindo, pois pode proporcionar maior destaque para detalhes, harmonia para o conjunto final e um ponto de descanso para a vista em meio às demais informações e estímulos sensoriais.

c) Texturas tropicais – Sim, até mesmo os materiais utilizados nos seus móveis planejados, tecidos, revestimentos e demais itens devem estar alinhados ao Estilo Tropical! Passe um tempo longe dos materiais sintéticos e aposte na leveza do algodão, palha, sisal, cerâmica, madeiras nobres, argila, linho, itens reciclados e demais elementos de apelo artesanal.

d) Muitas plantinhas – Claro que a natureza não poderia ficar de fora nessa temática! Como dito acima, a exaltação da flora é a essência dessa tendência, portanto, espécies adaptáveis ao clima litorâneo são muitíssimo bem-vindas em sua sala-de-estar, varanda, terraço e até nas áreas comuns do condomínio. Prefira os cactos e babosas, gerânios, ramos de lavanda, dasilírio, dentre outros tipos aromáticos. Ah! Também esteja preparado para receber a visita de aves e insetinhos polinizadores!

e) Iluminação natural – Citando a varanda, é importante destacar que uma decoração “orgânica” de verdade pede por luzes igualmente naturais. Assim, caso seu imóvel tenha conceito panorâmico nas janelas e portas, tente deixá-las abertas pelo máximo de tempo possível, a fim de aproveitar melhor a incidência dos raios solares. Quanto ao uso de lâmpadas, prefira as econômicas LED, distribuídas em belíssimas luminárias e abajures de fibras naturais.

f) Estampas exóticas – A decoração primaveril inclui combinações entre diversas temáticas, como frutas, folhagens, insetos, paisagens, figuras abstratas, linhas e tracejados, formas geométricas, aquarelas e até animal print. Levando sempre em consideração o equilíbrio, aplique estampas em almofadas, toalhas, papéis de parede, cortinas, poltronas, tapetes, louças, roupas de cama, quadros e quaisquer outros lugares onde você achar pertinente!

g) Valorize a vista – Ainda explorando os espaços externos do apartamento, dê o merecido destaque que a paisagem merece! Imóveis no litoral proporcionam deslumbrantes cenários que, uma vez “emoldurados” pelos materiais corretos, podem ser contemplados na companhia de bons drinks. Em muitos empreendimentos da Construtora Nossolar, por exemplo, os moradores têm vista direta para o mar da Praia Grande… Quer obra de arte maior do que essa para expôr?

Legenda: Varanda do Moradas Canto Nobre, empreendimento em construção no Canto do Forte – PG.

Resumindo…

Transformar seu apartamento é fácil e, na Primavera, fica ainda mais divertido! O que realmente importa ao utilizar o Estilo Tropical é trazer vida, harmonia, alegria e tranquilidade para dentro do seu lar. Isso pode ser feito com o uso de materiais naturais, valorização da luz solar e das paisagens locais, aplicação de cores quentes e estampas orgânicas, dentre outros elementos que, combinados com o alto padrão arquitetônico do empreendimento, vão revitalizar seus ambientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.