6 documentos essenciais para comprar um imóvel de alto padrão

Não se engane: ainda mais importante do que o planejamento financeiro, ter segurança jurídica ao comprar um novo imóvel de alto padrão é indispensável para que a negociação seja feita de forma tranquila, harmoniosa e, acima de tudo, em conformidade com a Lei. Em outras palavras, para se tornar o proprietário legítimo de um apartamento no padrão Nossolar, você precisará ter em mãos, pelos menos, os 6 documentos essenciais que listamos no artigo de hoje. Acompanhe e descubra quais são!

Por que um imóvel de alto padrão? 

A melhor opção para quem deseja ter flexibilidade e visibilidade a cada etapa da construção de seu novo apartamento são, sem dúvidas, os imóveis na planta. Agora, se além desses recursos você também prioriza o conforto, a privacidade, a localização estratégica, a assinatura de profissionais reconhecidos no mercado e a qualidade nos mínimos detalhes, o ideal para sua família é um imóvel de alto padrão!

Um bom exemplo é o Uniq Mallet, nosso novo empreendimento no Canto do Forte, que garante privilégios e exclusividade em apartamentos de 2 a 5 suítes; área privativa de 110 a 430 m²; espaço de lazer com + de 30 itens; 1.850 m² de área comum entregue decorada; dentre outros diferenciais.

Gostou da ideia? Mas lembre-se de que, para aproveitar todos esses benefícios exclusivos em seu dia a dia, você vai precisar de mais do que documentos:

Documentos essenciais para a compra

1. Planta aprovada

Indispensável para qualquer empreendimento, a aprovação das autoridades deve ser concedida às plantas dos apartamentos, e assinada pelo engenheiro ou arquiteto responsável. Na prática, significa que profissionais registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) devem entrar em contato com a Prefeitura local para validar o projeto antes de a construtora dar início às obras.

2. Contrato de Compra e Venda 

Esse é o item mais importante da negociação porque, no Contrato de Promessa de Compra e Venda, estão registrados os direitos, deveres, responsabilidades, prazos, valores, multas, e todos os demais detalhes envolvidos na negociação de um imóvel de alto padrão. Tanto o cliente quanto a construtora devem conhecer muito bem cada uma das cláusulas, pois elas explicitam as vontades de ambas as partes e têm valor jurídico incontestável.

3. Certificado de Conclusão “Habite-se”

Emitido pela Prefeitura, esse documento oficial comprova que a obra do empreendimento foi realizada e concluída respeitando o projeto previamente aprovado. Ou seja, é um certificado de que, com o aval das autoridades, esse imóvel de alto padrão está apto para ser habitado pela sua família, pois respeitou todas as normas e regras instituídas para garantir a qualidade de um edifício. Importante notar que a expedição desse comprovante é realizada antes da entrega das chaves!

Veja também: Cuidados que o consumidor do mercado de alto padrão deve tomar

4. Escritura Pública

Responsável por oficializar a compra de um imóvel de alto padrão, a Escritura Pública é quem faz de você o “dono de verdade” do seu novo apartamento. Ao legalizar a transação de propriedade, tanto o cliente quanto a construtora ficam mais protegidos, pois há o reconhecimento Legal de que a venda foi realizada – portanto, você tem todos os direitos sobre esse “bem”. Como o nome sugere, essa é uma declaração pública (para todos saberem), enquanto o primeiro item da lista é privado.

5. Matrícula do Imóvel

Caso você decida comprar um apartamento de luxo que já teve donos antes de você, ou seja, não está na planta, precisará exigir da construtora ou imobiliária a Matrícula do Imóvel, isto é, o documento onde está registrado o histórico do imóvel (quantos proprietários já teve, quem foi responsável pelo projeto original, se foram deixadas dívidas para trás, dentre outras informações). A Nossolar, por exemplo, tem diversos empreendimentos construídos na Praia Grande – além dos lançamentos. Quem sabe você não encontra um apartamento nosso à venda pela cidade?

6. Registro do Imóvel

Embora seja o último da lista, esse é o documento que, de fato, registra o nome do proprietário de um imóvel de alto padrão. Isto é, depois de indicar seu desejo de compra, declarar sua intenção de maneira pública e se assegurar de que o apartamento está adequado para ser habitado; você será legalmente atestado como dono do bem. A partir desse momento, será sua responsabilidade arcar com todas as questões jurídicas e econômicas do imóvel.

Resumindo

Se você deseja comprar um imóvel de alto padrão, deve ter em mente que esse tipo de negociação envolve muito mais riscos, vantagens e exigências do que a aquisição de apartamentos populares. Por se tratar de um grande investimento, o potencial proprietário deverá ter em mãos todos os documentos responsáveis por registrar e legalizar a transação (desde o projeto das plantas até a entrega das chaves). 

“Como ter certeza de que tudo isso será feito de acordo com a Lei?” você pode se perguntar. E a resposta é bastante simples: certificando-se, antes de tudo, de que está fazendo negócios com uma construtora de excelente reputação, conhecida por seu sólido histórico e portfólio!

Esperamos que esse conteúdo te ajude a comprar seu novo imóvel de alto padrão com mais segurança, confiança e tranquilidade! Caso esteja interessado em conhecer empreendimentos no melhor da Praia Grande, fale conosco e descubra o que a melhor construtora do litoral pode fazer por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *