Luxo Sustentável: Saiba tudo sobre essa nova tendência imobiliária

Luxo Sustentável: Saiba tudo sobre essa nova tendência imobiliária

A preservação do meio ambiente vem sendo debatida em todo o mundo. Nesse sentido, o mercado imobiliário tem apostado no luxo sustentável, principalmente na Construção Civil. No pós-pandemia, a expectativa do setor é de aumento na procura por imóveis eco friendly, nos quais os moradores possam sentir conforto, aconchego e bem-estar, principalmente com a adoção do home office, ao mesmo tempo em que cuidam da natureza. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

O que é luxo sustentável? 

O luxo sustentável é um conceito utilizado para definir produtos e serviços de alto nível que seguem os pilares da sustentabilidade, aliado ao requinte e à sofisticação. Para isso, as empresas utilizam matérias-primas recicladas ou renováveis, além de técnicas com baixo impacto à natureza e aos colaboradores. O luxo aparece justamente na exclusividade, na possibilidade de personalização e no emprego de tecnologia de última geração.

As marcas adeptas ao luxo sustentável são mais notadas pela geração millennial. Segundo o estudo GfK Consumer Life 2021, os consumidores entre 25 e 42 anos preferem produtos elaborados com responsabilidade socioambiental. Esse conceito está presente em diversas áreas, inclusive na Construção Civil, onde construtoras, incorporadoras e arquitetos têm projetado empreendimentos de alto luxo com danos mínimos ao meio ambiente e aos moradores (incluindo os seus aumigos).

imóveis de luxo sustentável são ideias para pets

Conceitos como biofilia e arquitetura sustentável aparecem ao lado da tecnologia, design de primeira linha e funcionalidade. Essa junção garante o surgimento de condomínios modernos, alinhados à preservação da natureza e comprometidos com o estilo de vida dos compradores.

A seguir, conheça 5 técnicas utilizadas em apartamentos de luxo sustentável.

Leia também: 4 dicas para ter um apartamento sustentável

Luxo sustentável e empreendimentos de alto padrão

1) Uso eficiente da água

O uso eficiente da água é um dos principais pilares da sustentabilidade. Nesse sentido, cada vez mais construtoras têm oferecido projetos com mecanismos que reduzem o desperdício e realizam o reaproveitamento desse valioso recurso natural. Os banheiros, por exemplo, podem conter recursos para acionamento duplo no vaso sanitário e temporizador de banho. Já no condomínio, percebem-se sistemas de captação e reaproveitamento da água da chuva. 

2) Fachadas verdes

Feita com diversos tipos de plantas, a fachada verde é uma espécie de revestimento na parte externa do empreendimento, técnica muito utilizada por arquitetos em projetos de luxo sustentável. Entre os benefícios proporcionados, a fachada verde ajuda a filtrar o ar do ambiente e cria uma sensação de conforto para os moradores dos apartamentos. Isso sem contar com a estética moderna e única!

3) Design e interiores sustentáveis

A sustentabilidade na arquitetura não se limita à área externa dos apartamentos. Em projetos sustentáveis, o design de interiores também é planejado visando a redução de danos ao meio ambiente, sem nunca esquecer a beleza e a funcionalidade. A utilização e reutilização de materiais reciclados e orgânicos é peça-chave para uma decoração eco friendly! Além disso, a movelaria, os acabamentos, as texturas, as tintas e demais objetos dos cômodos precisam ser fabricados por meio de processos igualmente conscientes. O resultado é requintado e ecologicamente correto.

dicas para luxo sustentável na decoração

4) Iluminação e ventilação natural 

A iluminação e a ventilação natural ajudam a reduzir o gasto energético nos empreendimentos de luxo sustentável, proporcionando economia, sofisticação e maior aconchego aos moradores. Outro benefício é a produtividade, pois os raios solares podem influenciar o humor das pessoas e, por consequência, sua disposição para realizar as tarefas do dia a dia. 

Esse conceito foi utilizado no Residencial Uniq Mallet, novo condomínio de alto luxo da Construtora Nossolar na Praia Grande, litoral sul de São Paulo. O projeto conta com Terraços Gourmet que permitem maior incidência de raios solares nos apartamentos, dentre outros diferenciais!

5) Painéis solares 

A energia solar é uma solução limpa e econômica para a Construção Civil. Por isso mesmo, os novos empreendimentos de luxo sustentável têm apostado na utilização de painéis para captação de raios solares. A partir daí, é gerada energia elétrica para abastecer diversos sistemas do condomínio como, por exemplo, sistema de vigilância 24h, aquecimento de piscinas ou ainda iluminação das áreas comuns. 

exemplos de arquitetura aliada ao luxo sustentável

A Construtora Nossolar se orgulha de projetar e edificar condomínios verticais de alto luxo que pensam nos pilares da sustentabilidade! Quer conhecer melhor os nossos empreendimentos? Fale com nossos especialistas e agende uma visita ao Business Center.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.