Confira 4 dicas práticas para ter um apartamento mais sustentável

Responda rápido: para você a sustentabilidade é apenas “mais uma tendência da Internet” ou um estilo de vida, que precisa ser levado a sério e cada vez mais difundido na sociedade? Estamos torcendo para que responda com a segunda opção! Mais do que não usar plástico, ter uma alimentação consciente ou celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, precisamos tomar todas as nossas decisões pensando em como afetarão a natureza. Para te ajudar a fazer sua parte, confira as dicas da Nossolar de como ter um apartamento sustentável de verdade!

Sustentabilidade do começo ao fim

É claro, não poderíamos cobrar de você que realize um consumo consciente se nós, responsáveis pela construção dos empreendimentos de alto padrão que estão revitalizando a Praia Grande, também não tomássemos medidas a favor da natureza.

Sabendo disso, ficamos felizes em dizer que, além de investir em ações sustentáveis, também garantimos que nossos imóveis sejam ecofriendly desde a fundação até a entrega! O Uniq Mallet, por exemplo, em lançamento no Canto do Forte, contará com:

    • Técnicas construtivas que não agridem o ambiente;
    • Utilização de materiais aprovados pelos padrões de controle de qualidade;
    • Água, luz e gás encanados para cada morador cuidar de seu próprio consumo;
    • Car Wash compartilhado, para lavar seu automóvel no condomínio; dentre outros diferenciais.

Como ter um apartamento sustentável?

Vamos juntos contribuir com o desenvolvimento sustentável da nossa amada PG? Abaixo, confira algumas atitudes que dependem tanto das suas escolhas quanto da nossa infraestrutura:

1. Pense bem na iluminação

Você: Sabia que as lâmpadas LED são muito mais econômicas do que as incandescentes? Além de ideias para a iluminação difusa (com lustres centrais e outros pequenos focos espalhados pelos cantos do seu teto), garantem redução de custos e regulagem da temperatura do ambiente (pois esquentam bem menos do que as fluorescentes.

Pense em pontos estratégicos para instalar as lâmpadas e instale sensores de movimento ou controles tecnológicos para que evitar que as luzes permaneçam acesas mesmo quando não houver ninguém no cômodo.

Nossolar: Para que a iluminação natural seja bem aproveitada em seu apartamento sustentável, bem como nas demais áreas do condomínio, investimento em projetos arquitetônicos de janelas amplas e bem posicionadas, garantindo que a incidência solar favoreça seu lar!

2. Invista em áreas verdes

Você: Além de servirem como uma barreira acústica natural contra ruídos externos, as plantinhas também funcionam como agentes de regulagem térmica e facilitadores da circulação de ar em seu apartamento sustentável. Esses são apenas alguns motivos para você investir em um verdadeiro jardim vertical na sua varanda!

Para começar, instale caixas, prateleiras ou treliças em uma parede favorecida pela luz solar. Depois, procure se informar sobre quais espécies se dão melhor com ambientes fechados e quais preferem os espaços abertos. Escolha folhagens ornamentais, aromáticas, temperos e divirta-se com combinações!

Nossolar: Além de uma localização estratégica, próxima a reservas florestais e pontos turísticos voltados para o lazer ecológico, garantimos que nossos empreendimentos tenham espaços dedicados ao tempo livre em contato com a natureza. No Moradas Canto Nobre, por exemplo, você pode ler um bom livro sob o orquidário, enquanto seus pequenos brincam no playground ao lado.

3. Racione o uso da água

Você: Está na hora de entender que a água é um recurso indispensável e, mais do que isso, escasso! Por isso, ao escovar os dentes, higienizar suas mãos, tomar banho, lavar as roupas e realizar qualquer outra atividade do dia a dia, é necessário evitar ao máximo seu desperdício. Um bom começo é instalar acessórios que regulam a passagem de água, como restritores de torneira ou chuveiros de baixo fluxo.

Nossolar: Enquanto você adapta seu apartamento sustentável, nós investimos em espaços de uso compartilhado que facilitem seu cotidiano e otimizem o uso de água em todo o empreendimento. No Uniq Mallet, por exemplo, teremos um sistema de aproveitamento de águas pluviais para limpeza das áreas comuns; descargas dual flush em todas as unidades; monitoramento dos reservatórios; etc.

4. Faça pequenas substituições

Você: Por que comprar diversos copos plásticos se você pode investir em belos jogos de vidro ou porcelana? Para que utilizar escovas de dentes plásticas se existem as versões em bambu? Para que incentivar o desmatamento ilegal e o descarte inadequado se você pode investir em mobílias reformadas de altíssima qualidade?

Essas e muitas outras perguntas podem orientar as decisões da sua rotina para que seu apartamento sustentável produza menos lixo e reaproveite mais as matérias-primas naturais! Experimente o sabão líquido natural para a higiene pessoal, o pano de cera de abelha para guardar alimentos, comidinhas caseiras e orgânicas em vez de enlatados, dentre outras medidas.

Nossolar: Como revezamos nosso dia entre obras e escritório, uma das maiores necessidades da nossa equipe é a locomoção. Sabendo disso, pensamos em uma alternativa para gerar menos poluição, melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores e ainda colaborar com a mobilidade urbana da PG: investimos em bicicletas elétricas para nosso time!

Resumindo… Garantir que tenhamos muitas outras semanas dedicadas à consciência ecológica é garantir o futuro, e garantir o futuro é começar hoje a tomar atitudes para ter uma vida, um consumo e, não poderia ficar de fora, um apartamento sustentável. Para isso, certifique-se de estar comprando seu novo imóvel de alto padrão com uma construtora reconhecida por suas obras e incentivo aos programas ambientais. Faça sua parte enquanto fazemos a nossa!

Esperamos que esse conteúdo te incentive a ter uma vida mais sustentável, promovendo não apenas o seu próprio bem-estar como também da nossa amada cidade! Fale conosco e descubra o que mais a melhor construtora do litoral pode fazer pelo seu lazer e evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *