PRAIA GRANDE #3 – CICLOVIAS

A Praia Grande é o município da Baixada Santista com o maior número de ciclovias e um dos principais do país nesta área. Recentemente, a cidade ampliou a quantidade de vias exclusivas para o uso de bicicleta com a reurbanização de alguns locais. Com isso, passou a contar com 94,9 km de infraestrutura cicloviária.

Só na última década foram construídos aproximadamente 39 km a mais de ciclovias em diversos bairros da cidade, já que em 2008 havia em torno de 56,3 km. A intenção é que nos próximos anos a Praia Grande ultrapasse os 100 km construídos.

A Secretaria Municipal de Trânsito de Praia Grande (Setran) estima que um terço da população possua bicicleta e que a utilize como meio de transporte diário (aproximadamente 100 mil pessoas). No período de alta temporada de verão, quando a cidade ocupa a quarta colocação na preferência de turistas de todo o país, segundo pesquisa do Ministério de Turismo, esse número aumenta ainda mais.

Além de investir cada vez mais em ciclovias, a cidade promove constantemente a utilização da bicicleta como modalidade de transporte seguro, algo que está trazendo bons resultados na questão de acidentes de trânsito, já que, desde 2015, os números de ocorrências envolvendo ciclistas estão em queda. 

Tal redução está diretamente ligada às ações de infraestrutura nas áreas de educação, fiscalização e engenharia de tráfego que são desenvolvidas na cidade. 

O projeto “Ciclista Cidadão” é um breve exemplo de ações executadas pela Praia Grande. Ele consiste no cadastro de proprietários de bikes da cidade, realizando a colagem de um adesivo numerado nas bicicletas. Cada um deles são confeccionados com material de alta aderência e com papel reflexivo, que servem de identificação aos ciclistas e também como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite.

Tendo isso em vista, a cidade já recebeu alguns reconhecimentos, entre eles, o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”, concedidos pela Associação Brasileira de Ciclistas e pelo Instituto Pedala Brasil/União de Ciclistas do Brasil.

Confira abaixo os locais da cidade em que as ciclovias e ciclofaixas estão localizadas:

  • Rua José Júlio Martins Batista, bairro Antártica; 
  • Avenida Ecológica e Avenida Marechal Mallet, bairro Canto do Forte; 
  • Avenida Ayrton Senna, bairro Xixová; 
  • Palácio das Artes e Avenida São Paulo, bairro Boqueirão; 
  • Rua Profº Olavo de Paula Borges, Avenida Irmãos Adorno e Avenida do Trabalhador, bairro Sítio do Campo; 
  • Rua Sérgio Gregório, bairro Vila Sônia; 
  • Avenida Álvaro dos Santos, bairro Mirim; 
  • Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, bairro Maracanã; 
  • Avenida Presidente Kennedy; marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura do bairro Melvi; 
  • Ruas Coelho Neto e Graça Aranha, bairro Solemar; 
  • Espaço Samambaia, bairro Samambaia; 
  • Marginais da Via Expressa Sul, entre os bairros Boqueirão e Mirim; além de toda extensão da praia (Avenida Presidente Castelo Branco).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *